Galáxia do Olho Negro – M64
Esta galáxia foi descoberta no dia 23 de Março de 1779 pelos astrónomo inglês Edward Pigott e, alguns dias depois e de forma independente, pelo astrónomo alemão Johann Bode. No ano seguinte o astrónomo francês Charles Messier incluiu este objeto celeste no seu famoso catálogo que leva o seu nome, ficando assim com a designação de Messier 64 (abreviadamente M64).
Uma característica notável nesta galáxia é a presença de uma banda mais exterior que é muito escura, sendo o seu centro bastante brilhante. Este aspecto acaba por justificar o nome que lhe é atribuído: galáxia do Olho Negro.
Porém, talvez a mais notável característica da galáxia do Olho Negro, tem a ver com o gás exterior mover-se ao redor da galáxia no sentido contrário ao movimento das estrelas e do gás mais central da galáxia. Ou seja, as estrelas e o gás mais central orbitam num sentido, e o gás mais exterior orbita no sentido oposto. Segundo se crê, tal característica pode ser o resultado da colisão de duas galáxias (uma grande e outra pequena) que acabaria por resultar na galáxia do Olho Negro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário